Pages

sábado, 19 de junho de 2010

Como Tirar o Registro Profissional

Tirar o Registro Profissional???? Sempre me perguntam sobre isso , Hoje depois de algum tempo sem, postagem , voltei  e trazendo um assunto muito importante para o Editor. Percebemos que as tvs exigem não só experiência , mas o Famoso DRT.
E o que é o DRT ?
DRT é o registro junto à Delegacia Regional do Trabalho (órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE).
Esse registro é a habilitação necessária para o exercício de algumas profissões regulamentadas.
A finalidade desse registro é garantir que os profissionais destas categorias atendam aos requisitos legais, e é uma exigência estabelecida pelas legislações profissionais.

Aonde Tirar???
Sindicato dos Radialistas
Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual.
Como posso Tirar o DRT
É exigido que seja comprovado 2 anos de experiência, seja em carteira, ou qualquer outro meio ( crachás, nome em ficha técnica...), enfim, vc têm que comprovar que trabalha na área pelo menos por 2 anos.
Há Possibilidade de solicitar uma carta da empresa comprovando no que trabalha, em alguns casos, o sindicato aceita essas cartas das empresas como prova de tempo de serviço, que te dá o direito à DRT. É que às vezes a empresa não te registra em determinada função e depois nem querem dar a carta porque serviria como prova contra eles.

No sindicato dos radialista exige esses documentos:
RADIALISTA (Lei 6.615/78; Dec. 84.134/79)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- 02 (duas) vias de requerimento* devidamente preenchidas (legíveis e sem rasuras);
- Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Cédula de Identidade (RG);
- Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do número, série e qualificação civil da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Certidão de Casamento (se houver alteração de nome);
- Cópia autenticada (ou Original e Cópia) de Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone);
- Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Diploma (para registro DEFINITIVO) ou de Certidão de Conclusão + Termo de Compromisso* (para registro PROVISÓRIO) de Curso Superior de Radialismo reconhecido na forma da Lei OU Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Diploma de Curso Técnico de nível médio (2º grau) de formação específica OU Certificado de Aptidão Profissional fornecido pelo sindicato representativo da categoria;
- Carteira de Trabalho para a anotação do registro.

63 comentários:

  1. Fazendo o curso do Senac de Editor, é necessário ter a experiência profissional também, para tirar o DRT?

    ResponderExcluir
  2. Nâo há necessidade não pois o curso de editor do senac leva um tempo maior para ser feito que o garante com o certificado tirar o DRT

    ResponderExcluir
  3. ok, obrigado pela resposta!

    Estava pesquisando e descobri que no Senac do Rio o curso proporciona prática apenas em edição linear. Já no Senac de São Paulo, o enfoque é na edição não-linear (Final Cut, Premiere)...

    Qual seria o mais recomendado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Capitão, sem duvida o melhor curso é o do senac,eu já fiz o curso de edição e gostei muito,lá vc aprende na pratica. valter lima - usp

      Excluir
  4. O ideal seria fazer o curso que lhe tivesse maior serventia. Atualmente o enfoque na edição não-linear seria mais interessante, na minha opinião. Mas, lembre-se que os conceitos básicos da ediçao são os mesmos tanto na edição linear quanto na não-linear.
    Como professor do Senac-Rio, afirmo que o curso de editor não-linear com duração de 8 meses já está praticamente formatado e pronto. Só nos resta aguardar questões de interesse maior. =)

    ResponderExcluir
  5. Paulo que bom que o senac ja voltou com esse curso me passe dados de divulgação, não sei se sabe mas dou tb aula de avid no senac. Quando meus horários permitem , me orgulho muito de participar do senac rj. Se quiser super apoio o curso e divulgação aqui pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Que curso de edição é esse com duração de 8 meses, quanto custa? fiz o Premiere em 2 meses e o avid em 1 mes? E com esses cursos que fiz posso tirar o DRT? ou preciso comprovar experiência?

    ResponderExcluir
  7. Olá valeria é um curso do senac que é linear, vc estuda camera , conceitos e edição linear, por isso dura 8 meses. O paulo Gregory professor do senac até posta aqui que o senac está reformulando este curso para a edição não linear.Fora o curso o
    O sindicato vai te pedir portfolio, que comprove a experiencia, normalmente vc comprova com créditos no seu nome ou a carteira assinada com a função editor de imagem.
    Espero ter ajudado
    abs

    ResponderExcluir
  8. Oi Tais, obrigada pela resposta, mas com os cursos que já fiz no senac eu consigo? Esse portifólio seria o q, eu já editei alguns dvds, isso serviria, tem meu nome nos créditos. E o custo disso, é paga alguma taxa?

    ResponderExcluir
  9. Valéria não posso te dar certeza na realidade vc não teria o drt só com os certificados dos cursos.Agora ate pelas regras, o registro será avaliado , pelo seu portfólio. cada sindicato tem uma taxa sim , melhor vc se informar com os Sindicato dos Radialistas ou
    Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, parabéns pelo blog, muito informativo. Me chamou a atenção você falar sobre comprovar experiência através de portfólio ou créditos. Estou justamente com um problema em relação a isso. Estou prestando concurso para editor em uma rede de tv que exigirá, naturalmente o drt de radialista. Trabalho a 1 ano e 1 mês de carteira assinada em uma produtora de vídeo sendo que já estava trabalhando fixo a quase 6 meses quando assinaram minha carteira. Até a data da possível convocação terei quase 1 ano e 4 meses na carteira. Sou formado em curso de cinema e vídeo no exterior com carga horaria superior a 1400 horas, e já vinha trabalhando principalmente como cinegrafista em outros trabalhos tendo meu nome em várias fichas técnicas.

      Já sou registrado em um sindicato que não sei qual e já tive o valor da anuidade descontada da minha folha de pagamento. Estou preocupado com esta questão pois acho que tenho boas chances de passar no concurso, você acha que há alguma solução?

      Excluir
  10. Ok, vou procurar saber melhor. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. OLÁ!VEJA BEM!TRABALHO EM UM SITE DE NOTÍCIAS DA MINHA CIDADE E ALÉM DE WEB DISINGNER,FAÇO A EDIÇÃO DE TODOAS AS METÉRIAS EM VÍDEO QUE VÃO NO AR EX: REPORTAGENS,COBERTURAS E ENTREVISTAS.PORÉM ESSE SITE NÃO ME DA CARTA ALGUMA PARA COMPROVAR,TENHO COMO PROVA APENAS OS VÍDEOS POSTADOS NO YOU TUBE.SEMPRE USEI O VEGAS PARA EDITAR OU ATÉ MESMO O VIDEO MAKER,SOU CONSIDERADO UM EDITOR DE VÍDEO COM ESSAS IMAGENS,E PODEREI TER O MEU DRT?AHH LEMBRANDO SOU DE FRANCA SP,E FUI CONVIDADDO PARA TRABALHAR NA RECORD LOCAL COMO EDITOR,MAS A FALTA DO DRT ME IMPEDE!ME AJUDE POR FAVOR!
    ROGÉRYSON LIMA EMAIL: ROGERYSON@NANETNOTICIA.COM.BR SITE QUE TRABALHO WWW.NANETNOTICIA.COM.BR
    AGUARDO

    ResponderExcluir
  12. ROGÉRYSON,

    ola realmente vc tera que levar seu portfolio ao sindicato da sua cidade , vou passar o telefone da sede (011) 3145-2222 do sindicato dos radialistas, assim ele te dara maiores informacoes de quais os documentos e que tipo de material vc precisara para tirar o DRT.
    Espero ter ajudado

    Tais

    ResponderExcluir
  13. Olá Tais, boa tarde, eu trabalho a 18 anos com edição e pos-produção, trabalhei na Casablanca por varios anos e tive empresas de audiovisual tambem, porem hoje estou prestando serviço para emissoras de televisão e me pediram para providenciar o registro.
    Ok,, será que eu mandando uma carta para o Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual explicando minha cituação juntamente com os outros documentos consigo tirar o DRT?
    E outra pergunta: onde é mais facil de tirar no Sindicato da INd. Cinematografia ou no Sind. dos Radialistas????

    ResponderExcluir
  14. Me chamo Emerson e gostei do seu blog e principalmente a atenção que você dá aos visitantes..então,ha muito tempo quero trabalhar na área de edição de imagens e venho ha meses sonhando com o curso de edição de videotape no senac-sp,porém é um curso muito caro para o meu padrão de vida,mas estou trabalhando e economizando para poder estudar,mesmo sabendo que vai demorar mais de um ano para conseguir juntar todo o dinheiro...mas tem um problema enorme,os horarios do curso são totalmente incompativeis com o horario do meu trabalho...queria um conselho se o melhor a fazer seria sair do emprego quando tiver com o dinheiro para ter tempo para estudar...aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  15. Olá Emerson,

    Desculpa a demora, estava fechando turma e isso me deixou fora um pouco do blog . Retornando hj e respondendo para vc. O conselho que vc me pede é se vc sairia do trabalho? O melhor seria vc tentar conciliar os dois ou tentar um estagio ou assistencia em alguma produtora. Assim vc aprenderia e posteriormente faria um curso para se aperfeiçoar. Tenta vistar as produtoras ai em sp. Procura ver quais o softwares que usam. Assim vc trocaria o emprego e sim investiria no que realmente gostaria de fazer.
    Epero ter ajudado

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá, trabalho há muitos anos com edição de video social mas sempre sem registro. Quero fazer concurso público mas não tenho DRT. Como fazer para tirar se não tenho como comprovar em carteira ou ficha técnica?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So fazendo curso Senac o sindicato não está aceitando mais ( há eu trabalho a tanto tempo na aréa ) a resposta que tive foi se trabalha está inregular vc e quem contratou .. Não se contrata profissional sem qualificação

      Excluir
  18. [b]olá sou cassio regis de sao luis do ma
    fiz curso tecnico no senac tecnico em produção de audio e video onde tinha cinegrafista,ediçao de imagens, e diretor de imagens. mas quando recebi meu certificado tinha editor de video teipe e a mesma profissao ? to tentado agora tirar minha drt e valido pra editor de imagens tbm ?
    sou de sao luis MA.

    ResponderExcluir
  19. Sim, existe a funçao tecnica como editor de video tape. Vc pode atuar na area de edicao de video. Normalmente essa nomeclatura é para editor de video linear. Hoje existe a nomeclatura de editor em video caracteriza editor de imagem tb ( voltado para o nao linear). Acredito que servira para vc entrar em emissora é valido . Só nao será se for exigido esse registro especifico. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bem, Trabalho desde 2005 com eventos sociais e outros em Brasília e preciso tirar meu drt, preciso ter mesmo o curso para isso, sou operador de câmera, editor de imagens, auxiliar de câmera, tenho um portifolio do meu trabalho, mesmo assim tenho que ter o curso, ou tem que ter algum registro na carteira de trabalho que comprove, obrigado pela atenção, um abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So com Curso Técnico do Senac ou outra escola credenciada pelo MEC curso livre não da direito a DRT, aki em SP sindicato não emite Atestado Capacitação Tecnica mais com registro em carteira eles dizem que esta inregular quem contratou profissional sem DRT portanto não tem como( Há faz 5 anos que trabalho na area tenho registro quem registrou vc sem DRT contratou falso profissional )

      Excluir
  21. boa tarde , tenho uma produtora aki em atibaia-sp
    trabalho como diretor de imagem a mais de 10 anos preciso tirar uma DRT. pois alguns eventos ja estao solicitando..como faco????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senac Lapa Spcião duração em media 6 meses, tenho amigo de Atibaia, Kleber que fez curso ele trabalha em uma faculdade ai px prefeitura e da area tecnica videos

      Excluir
  22. Ola nao sei exatamente aonde vc tiraria ai em atibaia, por isso te indico o site dos radialistas para vc se informar se em SP qual o local para vc retirar o DRT ok. Espero ter ajudado.
    http://www.radialistasrj.org.br

    ResponderExcluir
  23. qual a melhor escola de edição digital para curso completo em 1 mês? em são paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique Dias,

      Recomendo o DRC TREINAMENTOS. É no Itaim. Fiz o curso completo de vídeo digital com eles. Vale a pena.

      Abraços

      Excluir
  24. Tem como eu tirar meu DRT mostrando9 algumas declarações de um editor,um diretor de TV e um comera eu mostrando algumas matérias que eu fiz

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim , somente esta avaliacao sera feita pelo sindicato, sendo assim ele decidirá se vc ir'a ou nao tirar o DRT

      Excluir
  25. Oi, Taís!
    Será que tem alguma bibliografia que você possa indicar pra auxiliar no aprendizado desse curso? Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Tenho sim , Livro: Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo (quarta edição)

    Autor: Ken Dancyger

    Editora: Campus

    muito bom vale a pena

    ResponderExcluir
  27. Trabalho a 8 anos como editora de video, já passei pelos adobe agora estou com Final cut, mas nunca fiz um curso. Eu consigo tirar o DRT?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Olá, meu nome é marcos gostaria de saber como adquirir o DRT sendo que 3 anos trabalhei na casas bahia ,sem comprovação de registro...?estou exercendo a profiçaõ a mais de 5 anos,mnas não tenho como comprovar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TIRAR O DRT
      Entre em contato com o Satedrn-RN pelo Facebook: Satedrn Riograndedonorte
      Ou pelo e-mail: satedrn@hotmail.com
      Tire todas as suas duvidas e também o seu DRT.

      Excluir
  29. Olá Tais Veras,

    O curso a que você e o Paulo Gregory se referiram, do SENAC, é o de Editor de Videotape?!?!

    Aprenderia sobre edição de forma não linear e linear nesse curso?!?!

    ResponderExcluir
  30. TIRAR O DRT
    Entre em contato com o Satedrn-RN pelo Facebook: Satedrn Riograndedonorte
    Ou pelo e-mail: satedrn@hotmail.com
    Tire todas as suas duvidas e também o seu DRT.

    ResponderExcluir
  31. Olá, por favor me tirem uma duvida:

    Trabalho há 2 anos como editor de video, sou registrado e tal, mas não tenho curso de audiovisual, nem radio e tv, nem nada.

    Posso tirar o DRT mesmo sem ter curso na áres ou é necessário ter curso??

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não: se esta registrado quem registro esta inregular pois contratou um não profissional pois o Sr mesmo alega não tem DRT (Registro Profissional)desculpe a franqueza

      Excluir
    2. Pode sim... nosso amigo não sabe o que está falando. Você pode trabalhar como editor em uma empresa como uma produtora por exemplo. O que não é permitido, é trabalhar em empresas consideradas de Radiodifusão, como televisão e rádio.

      http://www.radialistas-rs.org.br/Manual.html

      Ligue para o sindicato mais próximo da sua cidade.

      Excluir
  32. OI TAIS TUDO BEM? OLHA SOU RADIALISTA AQUI EM ALAGOAS HA QUASE 17 ANOS E NUNCA TIREI MINHA DRT, E GOSTARIA DE SABER SE POSSO TE-LA POR TEMPO DE SERVIÇO. TENHO CARTEIRA PROFICIONAL ASSINADA COMO REPORTER DE RUA SÓ ONDE MORO TRABALHEI NAS EM 04 EMISSORAS RADIOS COMERCIAIS DA MINHA CIDADE ATUALMENTE A 02 ANOS NO GRUPO ALAGOAS DE COMUNICAÇÃO ( RADIO FAROL FM)DAI GOSTARIA SE MEREÇO TER ESSA DRT E SE VC PODERIA VER ISSO JUNTO AO SINDINCATO DE ALAGOAS E ME DAR RESPOSTA FICARIA GRATO POR ME ATENDER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim precisa consultar Delegacia Regional do Trabalho de sua região pois a Lei e de 1978 LEI Nº 6.615, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1978 que regulamenta profissão

      Excluir
  33. Olá meu nome e Josy gostaria muito que me ajuda-se estou fazendo um Curso de Teatro básico mais tipo assim fiz 3 anos de Teatro e arte corporam na escola publica queria saber se consigo tirar o DRT se consigo comprovar que eu fiz obrigada e agradeço pela atenção
    Asa:josy

    ResponderExcluir
  34. Olá e Parabéns pelo Blog, Eu sou servidor público, tenho a minha Carteira de Trabalho já assinada e Trabalho a Noite em uma emissora comunitária apresentando um programa de segunda a sexta das 20 a 00horas,já há 6 anos, sou voluntário, posso tirar o meu DRT sem problema? pois rádio é o que eu amo fazer e se for possível vou viver fazendo rádio.
    muito obrigado.
    Robson

    ResponderExcluir
  35. Eu só tenho o ensino fundamental, mas ja trabalho como locutor a 5 anos...tem como eu tirar esse registro mesmo assim?

    ResponderExcluir
  36. Trabalho 11 anos como "operador de áudio e vídeo" terceirizado em um órgão público mas até hoje não tirei a DRT, não me considero um profissional irregular como disseram aí, o órgão público nunca exigiu em edital de licitação a DRT e eu também acabei não indo atrás desse documento. Como faço para regularizar minha situação? Se 11 anos de trabalho na função é um "falso profissional" como disse o colega acima, então é 11 anos no lixo...

    ResponderExcluir
  37. Olá amigos, eu estava trabalhando em uma emissora de tv, entrei como assistente de camera fiquei quase 2 anos na função sem o registro e sub de cargo para op de video, fiquei 3 anos na função e fui demitido, eles alegarão Q eu n tinha nem um DRT.
    Fui em São Paulo e dei entrada no meu DRT de assistente de camera e agora eu tenho o registro.
    Eu consigo tirar de op de video? Lembrando Q eu estou desempregado.
    Até mais pessoal.

    ResponderExcluir
  38. Sou formado em Letras´inglês e tenho vontade de fazer um curso livre aqui em Brasília numa escola chamada OZI. E, além disso penso fazer uma pós em produção audiovisual numa faculdade daqui. A minha duvida é que mesmo com a pós não terei o chamado drt. Tem uma outra opção em fazer curso tecnólogo em produção audiovisual na Universidade UNIP daqui de brasília, mas acontece que a faculdade me falou que nenhum aluno consegue o drt lá porque o curso é tecnólogo de apenas 2 anos. O que vc me aconselha? Como mencionado acima, sou formado em outra área, mas quero muito trabalhar com produção audiovisual....vc acha que fazendo a pós mesmo que ela não seja da minha área de formação, conseguiria o drt? tem mesmo que ter formação na área de audiovisual ? não gostaria de passar 4 anos fazendo comunicação social....mas quero fazer cursos livres ou a pós...mas mesmo assim não teria o drt...o que acha?

    ResponderExcluir
  39. eu trabalho como tecnico de audio a mais de 20 anos como faço para tira o drt
    abcs

    ResponderExcluir
  40. ola , trabalho e sou registrado como técnico de som, numa grande empresa de shows em sp desde 98, e na minha carteira de trabalho, não consta nada de drt no lugar ta escrito pagina 14 , e antes desse emprego eu trabalhava na secretaria de cultura do estado de sp e tem o registro com drt, ainda vale ? e como faço pra pesquisar na net, se for possível , e ver o numero do drt se ainda existir, ou que orgão tenho que procurar ? não tenho curso ,mas, 17 anos como técnico de som registrados em carteira, não consigo meu DRT definitivo? se o que eu tinha não existir mais ? obrigado desde ja sua atenção !!!!

    ResponderExcluir
  41. Olá Sou cinegrafista e estou tentando tirar meu DRT pelo sindicato de radio e tv de SP, mas hoje para minha surpresa tive o meu pedido indeferido!! Sendo que fiz duas semanas de testes no SBT em Campinas e fui aceito para trabalhar logo ao fim dos testes! Levei toda a documentação necessária como mencionado acima e mesmo assim fui rejeitado! Alegaram que eu tinha pouco tempo de registro em carteira, mesmo levando uma carta de uma produtora e mais o registro em carteira de mais de um ano na TV Sol em Indaiatuba. Resumindo não posso trabalhar sem o DRT na emissora e o sindicato não me da o DRT sem comprovação de que sou capaz!! Minha pergunta é simples, com duas semanas de testes de capacitação numa emissora de rede nacional eu fui quilificado e com o sindicato não??Gostaria muito de uma ajuda de algum de vcs pois estou desesperado a pontoo de abandonar minha profissão tão querida! Segue meus contatos TEL.(19) 38755419/81481303 ou 117*12422 Nextel esse é meu site www.zebrazlima.com

    ResponderExcluir
  42. Felipe Guimarães21 de abril de 2013 21:25

    Olá, sou Locutor a 2 anos e estou fazendo Publicidade. Queria saber como posso fazer minha DRT.

    ResponderExcluir
  43. ola! meu nome é adolfo vena e trabalho desde os 15 anos com radios comecei em am como operador de audio hoje faço locução e edição de audio , na epoca do am eu ainda de menor não tenho registro em carteira , fiquei muito tenpo sm registro em carteira como posso provar para tirar o drt pois perdi uma otima oportunidade por falta dele

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, trabalho como Coordenador de Programação a um ano e sete meses e não tenho Registro Profissional, a empresa não me avisou que necessitaria no ato da contratação, osindicato me informou que não emite o atestado de capacitação profissional, a empresa me informou a mesma coisa.
    O Artigo 8º inciso I - Letra "c" do Decreto nº 95.684/88, não tem mais validade, e qual substitue o mesmo?

    ResponderExcluir
  45. Fazendo Faculdade de Cinema, e sempre ficando com Edição em todos os trabalhos, dá pra tirar o registro?

    ResponderExcluir
  46. Ola meu nome Welington
    Tenho uma empresa e trabalho com edicao de imagem e filmagem
    como sou dono da empresa nunca trabalhei com carteira assinada.
    Comprovando que a minha empresa trabalha a muitos anos na cobertura de eventos
    posso tirar meu DRT ????? Obrigado

    ResponderExcluir
  47. Olá. também tenho algumas dúvidas: Trabalho na área de edição de vídeo há bastante tempo, só que em produtoras. Em uma delas, minha carteira não foi assinada como editor e sim animador gráfico (ou algo parecido). Fui no sindicato de rádio e tv da minha cidade e eles disseram que não era possível tirar o DRT - primeiro pq minha carteira não estava assinada como editor, segundo porque - mesmo que estivesse assinada como editor - a empresa que eu trabalhei não é do segmento de rádio e tv, como são as emissoras. Com certeza eu conseguiria uma declaração da função que eu exercia, bem como vários trabalhos com a ficha técnica (no vídeo). O correto é o sindicato aceitar esse tipo de comprovação?
    Passei 2 meses trabalhando como prestador de serviço (edição) em uma emissora de TV. No final desse período eles pediram pra eu obter o DRT porque queriam me contratar. Não posso trabalhar na emissora porque não tenho o DRT e não posso tirar o DRT porque - segundo o sindicato - não trabalhei em emissora. E agora?

    ResponderExcluir
  48. Oi Boa tarde,

    Gostaria de saber se quem faz a Graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual tem direito a tirar o DRT, se sim, quais as habilitações (funções) que pode exercer ?

    Abs.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Oi Boa tarde,

    Gostaria de saber se quem faz a Graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual tem direito a tirar o DRT ? se sim, quais as habilitações (funções) que pode exercer ?

    Abs.

    ResponderExcluir
  51. por favor,, eu precisava da ajuda de vocês, eu sempre trabalhei como editor de vídeo em produtoras, e preciso tirar minha drt, tenho diploma de cursos de after effects na tecnoponta de santos, uma carta de apresentação tipo que se eu tivesse feito um estagio em uma tv de 50 horas, na realidade eu trabalhei la mais eles não quiseram me registrar, tenho vários videos e comerciais que eu fiz, inclusive pra band, isso serviria pra eu tirar, ..? coo eu juntaria este material, e onde eu levaria. Eu moro em uma cidade pequena de minas, será que poderia levar este material. Será que seria no ministério do trabalho da minha cidade?
    Me ajudem por favor, preciso urgente, senão perco um serviço em uma emissora muito legal

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir